Síndrome de Burnout
- Renata Ferreira
- 2 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Tenho certeza que você já ouviu essa palavra, “burnout”, e talvez até tenha tido alguma vez, mas o que é afinal e como ela se relaciona com o estresse, principalmente ligado ao trabalho?
“Burnout é um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional…As profissões mais vulneráveis são geralmente as que envolvem serviços, tratamento ou educação”, como explica a psicóloga, doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela e professora no Departamento de Psicologia da ULBRA, Mary Sandra Carlotto.
Segundo ela, os sintomas comuns que aparecem em pessoas nesse estado envolvem exaustão mental e emocional, fadiga, depressão, e diminuição da efetividade e desempenho no trabalho por causa de comportamentos negativos.
De acordo com um estudo da PEBMED, publicado em novembro de 2020, 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de Síndrome de Burnout no período da pandemia. A prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem. Essa é apenas uma das áreas profissionais que foi afeta
da nos últimos tempos, principalmente com as consequências que a pandemia trouxe para a saúde mental de todos.
Por isso, é tão importante saber regular as horas de trabalho e não deixar sua vida profissional afetar a pessoal. Às vezes, ficamos tão focados no trabalho que esquecemos de cuidar de nós mesmos e isso acarreta prejuízos ao longo do tempo, como o burnout. Para evitar, é recomendado que você mantenha uma rotina de sono saudável, faça atividades físicas regulares, faça atividades fora da rotina diária e defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
Referências: A Síndrome de Burnout e o Trabalho Docente (Mary Sandra Carlotto), FIA e PEBMED.

Comments