Acne de estresse: o que é, por que acontece e como resolver
- Desestressada Mente
- 9 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Diferente do que muita gente acredita, a puberdade não é o único momento da vida em que a acne costuma aparecer. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição de pele pode piorar em condições muito estressantes e, inclusive, existem muitos casos adultos, principalmente mulheres, com espinhas causadas por estresse.
Quando levamos uma rotina de vida conturbada ou passamos por momentos estressantes, o cortisol (hormônio do estresse) é liberado, estimulando os androgênios (hormônios masculinos, como a testosterona), que por sua vez acionam ainda mais as glândulas sebáceas (glândulas oleosas). Uma das principais funções dos androgênios, é justamente regular a produção dos óleos pelas glândulas sebáceas. É por isso que quando há um nível muito intenso de sua produção, surgem mais espinhas.
"Quando o estresse é muito intenso, há um aumento da produção de cortisol (hormônio do estresse), que estimula os hormônios. Além do que já foi mencionado, a acne também produz uma quantidade de bactérias e, como o estresse diminui nossa imunidade, então as bactérias ruins acabam se multiplicando", explica a Dra. Ana Carolina.
Nesse caso, o primeiro passo para um tratamento adequado seria descobrir a causa do estresse e buscar melhorar o estilo de vida. A inclusão de atividades relaxantes e divertidas podem ajudar. Para além disso, a procura de uma dermatologista e tratamentos de pele também são importantes.
Referências: Dra. Ana Carolina Sumam (dermatologista) e SOS Dr.

Kommentare