Benefícios da música para a saúde mental
- Renata Ferreira
- 18 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Que a música tem o poder de levantar nosso ânimo a gente já sabe, mas você sabe o motivo disso acontecer? Sabe por qual razão sentimos algo tão gostoso quando escutamos uma música que amamos?
Não importa o gênero da música ou o artista, aquela melodia sempre será capaz de produzir uma sensação boa em nós. Segundo a explicação de Molly Warren, mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado de Colorado, a música nos ajuda a equilibrar mudanças de humor, serve como calmante e pode ajudar em etapas de recuperação ou luto. “Por conta das características rítmicas e repetitivas, a música age no neocórtex, uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex, acalmando e reduzindo a impulsividade.”
Além disso, duas terapeutas ocupacionais realizaram uma pesquisa em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, e ao entrevistarem algumas pessoas, obtiveram respostas como essas:
“Quando eu escuto essas músicas, sinto paz, alegria. Sempre que eu estou triste eu ouço música. [...] A música me faz bem, ela me transforma, me acalma, me alegra, é como se entrasse uma felicidade imensa, como se tirasse aquela coisa ruim que está aqui dentro.”
“Eu sinto o prazer de sentir a música, ela toca na alma, ela levanta a autoestima da pessoa. [...] ela faz a gente relaxar.”
Elas também ressaltam que é importante consumir músicas que terão um impacto positivo na mente e não aquelas com letras depressivas ou sobre drogas, suícidio, etc.
Em suma, vemos que a música é capaz de trazer sentimentos positivos, melhorar a autoestima, proporcionar alegria, relaxamento e tranquilidade, consequentemente promovendo bem-estar.
Referências: CVV e O uso da música como recurso terapêutico em saúde mental (Nayara da Silva Batista e Mara Cristina Ribeiro)

Comments