Como o estresse afeta o corpo
- desestressadamente 2021
- 4 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Como um trabalho, pré-vestibular, brigas em família pode mudar tanto a fisionomia de alguém? Veja como algumas partes do corpo reagem ao estresse:
Cérebro: recebe maiores doses de substâncias químicas excitatórias. Assim a atividade cerebral aumenta e as pupilas se dilatam para melhorar a visão. Em estresse crônico, a pressão arterial aumenta e pode ocorrer AVC e aneurismas.
Coração: os batimentos cardíacos aumentam e a pressão arterial sobe. O estresse contínuo gera grandes descargas de adrenalina, que aumentam a coagulação do sangue e contraem os vasos cardíacos, aumentando a chance de infartos.
Aparelho gástrico: o estresse aumenta a acidez do estômago. Em altas doses, isso significa azia, má digestão, gastrite e até úlcera.
Músculos: recebem mais sangue e oxigênio e se contraem para melhorar a performance. Contudo, a tensão constante causa dores, principalmente no pescoço, costas e ombros.
Boca: pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, que atingem os tecidos ao redor dos dentes, responsável por sua fixação. Essas doenças podem causar destruição do tecido ósseo e levar à perda dos dentes.
Se sente algum dos sintomas, procure ajuda médica
Referências: Dr. Ana Maria Rossi (psicóloga)

Comentarios