top of page

Estresse e ansiedade: qual a relação?

A ansiedade é uma preocupação com o futuro acentuada, que nem sempre faz sentido, é um sentimento desagradável com reações físicas como aperto ou desconforto no peito, coração acelerado, sensação de sufocamento. Já o estresse é uma resposta orgânica frente a alguma demanda percebida como ameaçadora, podendo causar problemas físicos quando acontece em grau exacerbado.

Atualmente parece difícil ficar ileso a esses sentimentos em meio a tanta correria, excesso de trabalho e informação. Porém, ao contrário do que pensam, ansiedade e estresse não são totalmente vilões. Tanto um quanto o outro são reações normais, e necessárias, no dia a dia de qualquer pessoa. A ansiedade é um estado de alerta quando estamos diante de algo que nos ameaça ou desafia, preparando-nos para uma ação. O estresse, inicialmente, também funciona como uma defesa do organismo frente a uma situação de tensão que pode ser externa ou interna. Ou seja, um pouco de cada um nos prepara para enfrentar situações difíceis, a pensar rápido em busca de uma solução ou a lidar com situações de pressão.

O problema é quando a ansiedade ou o estresse são frequentes e intensos. Nestes casos, ultrapassam o limite do que é considerado saudável, provocam doenças emocionais e prejudicam a nossa qualidade de vida. O drama é que a maioria das pessoas não reconhece esta linha divisória entre o que é saudável e onde se transforma em desequilíbrio físico e emocional.

Referências: Jô Alvim (psicóloga clínica) e UOL



 
 
 

コメント


Post: Blog2_Post

©2021 por Desestressadamente. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page