Saúde mental na pandemia
- Renata Ferreira
- 29 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Sabemos que a pandemia do COVID-19 trouxe muitas mudanças e afetou diretamente diferentes áreas das nossas vidas. Notícias ruins, perda de pessoas queridas e a incerteza do futuro nos afetaram de tal forma que grande parte da sociedade teve sua saúde mental prejudicada. Porém, devemos lembrar que é um momento fora do comum e, por isso, precisamos saber cuidar da nossa mente e corpo para nos mantermos bem e dispostos.
Apesar da preocupação e ansiedade estarem presentes na vida de todos, quando esses sintomas se tornam desproporcionais em duração e intensidade podem causar problemas mais sérios, ressalta a Psiquiatra e Coordenadora Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde Maria Dilma Alves.
No entanto, os gatilhos depressivos e ansiosos que muitas pessoas desenvolveram durante a pandemia, além de estresse, cansaço excessivo, saudade de familiares, e a adaptação de uma vida online, podem ser evitados ou diminuídos com alguns hábitos saudáveis para a mente e corpo, como:
Praticar atividade física regularmente (melhora o sono, o humor e a autoestima)
Se alimentar bem (ajuda no funcionamento dos processos químicos do cérebro)
Descansar e dormir bem (sono regulado ajuda no equilíbrio emocional)
Tirar um tempo para si mesmo (fazer algo que gosta com tranquilidade funciona com uma válvula de escape)
Limitar o tempo ligado nas notícias (e cuidado com notícias falsas)
Fortalecer nossos contatos (conversas com amigos e familiares, mesmo que à distância, contribuem para a socialização e alívio de sensações ruins)
Referências: Pfizer e Saúde Brasil

Comments